Marcos Gouvêa de Souza
Marcos Gouvêa de Souza é o fundador, sócio sênior e diretor-geral da GS & MD – Gouvêa de Souza, empresa de consultoria fundada em 1989, com foco em marketing, varejo e distribuição. Ele é membro do conselho do Grupo Ebeltoft, uma aliança global de empresas de consultoria em varejo, que inclui 25 membros, representando 26 países (Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Índia, Itália, Portugal, Romênia, Singapura, Espanha, Suíça, Turquia, Reino Unido, China, África do Sul, Tailândia, Rússia, Irlanda, Polônia, Vietnã, Holanda e Estados Unidos).
É também fundador e membro do conselho do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, entidade que reúne os mais importantes varejistas nacionais e internacionais que atuam no Brasil e do IFB – Instituto Food Service Brasil, reunindo fornecedores, distribuidores e operadores do segmento de Food Service. É presidente do LIDE Comércio e faz parte do Conselho da BFFC, empresa que reúne as marcas Bobs, KFC e Pizza Hut. Participa também do FIRAE (Forum for International Retail Association Executives).
É também sócio e diretor da Primetour e Primetravel, empresas que atuam no setor de turismo.
Marcos Gouvêa é também palestrante frequente em eventos envolvendo temas como Varejo, Franquias, E-commerce e Shopping Centers no Brasil, Estados Unidos e Europa, sendo autor de mais de 650 artigos, em publicações nacionais e internacionais. Além disso, ele é autor e coautor de vários livros de gestão, consultoria global de negócios, varejo e distribuição, como “Alianças para o Sucesso no Varejo (2007)” , “Mercado & Consumo – O Presente e o Futuro do Varejo (2007)”, “Data & Varejo: O Presente e o Futuro do Varejo e da Distribuição (2008)”, “Foco no Varejo – as mais recentes inovações de lojas no Brasil e no Mundo (2008)”, “A Quinta Onda dos Serviços no Varejo (2007)”, “Neoconsumidor – Digital, Multicanal e Global (2009)”, “Metaconsumidor (2010)”, “A Transformação dos Negócios na Omniera (2015)”, tendo seu livro “Marca e Distribuição – desenvolvendo dominação estratégica e vantagem competitiva no mercado global”, recebido o Prêmio Jabuti, o mais alto prêmio para livros publicados no Brasil.
Ele também é editor da Mercado & Consumo, uma revista de negócios que focaliza Varejo, Franquias, E-commerce e Shopping Centers.
No passado, Marcos Gouvêa de Souza foi executivo em empresas nacionais e internacionais no segmento de varejo.