Cafu
Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido como Cafu é um ex-futebolista brasileiro que atuava com lateral-direito.
É considerado por muitos como um dos maiores laterais direitos da história do futebol. Ele foi apontado em uma lista feita por Pelé como um dos cento e vinte e cinco maiores jogadores de futebol vivos em 2004.
Ele é o recordista de jogos pela Seleção Brasileira de Futebol Masculino, com 149 partidas. Fez parte das equipes vencedoras das Copas do Mundo de 1994 e 2002, além das copas de 1998 e 2006.
Cafu foi convocado algumas vezes para atuar pela Seleção Brasileira no começo dos anos 1990, sendo convocado para a Copa do Mundo de 1994. Depois da contusão de Jorginho na final contra a Itália, Cafu apareceu como seu substituto no 22º minuto, formando parte da defesa brasileira no que se tornou um final feliz. O Brasil ganhou por três a dois nos pênaltis depois da partida e da prorrogação terem terminado sem gols.
Depois disso, Cafu se tornou um titular absoluto no time brasileiro, ganhando a Copa América em 1997 e 1999, e levando o país à final da Copa do Mundo de 1998, que perderam para a França.
Depois de uma penosa eliminatória, Cafu foi o capitão do Brasil na Copa do Mundo de 2002 depois de uma contusão do então capitão Emerson, e ajudou o time a ganhar de 2 a 0 da Alemanha na final. Ao levantar o troféu da Copa, Cafu imortalizou o amor a sua esposa, dizendo: “Regina, eu te amo!”. Na camisa o capitão da seleção de 2002 escreveu a frase “100% Jardim Irene” lembrando de sua origem humilde num bairro periférico da zona sul de São Paulo.
Apesar de Cafu ter sido poupado de jogar a Copa América de 2004 ele disputou a sua 4ª Copa do Mundo FIFA, com trinta e seis anos de idade, pela Seleção brasileira na condição de capitão do time.
Cafu é o único jogador na história do futebol a ter entrado em campo em três finais da Copa do Mundo da FIFA e é o jogador que mais vezes vestiu a camisa mais vencedora do mundo, com 149 partidas.
Além de ser o único jogador na história do futebol a ter jogado três finais de Copa do Mundo, vale lembrar que essas participações de Cafu em decisões ocorreram consecutivamente (1994, 1998 e 2002), feito que certamente será muito difícil de ser superado. É o jogador brasileiro com mais partidas disputadas em Copa do Mundo: entrou em campo 20 vezes. Ele também é recordista mundial em número de vitórias em Copas, totalizando 16 vitórias.