Ana Escobar
Médica, professora e coordenadora de pediatria preventiva e social da FMUSP
Ana Escobar se graduou em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1983, tendo iniciado seus estudos em 1978. Após sua conclusão, equilibrou o trabalho atuante em hospitais e a realização de cursos em diversos hospitais do Brasil, como cursos de puericultura, neonatologia e gastroenterologia infantil.
Em 1989, iniciou o doutorado em Pediatria e o Programa de Residência Médica pela própria FMUSP, finalizando em 1993. Neste período, contribui com o estudo da doença diarreica aguda em crianças com idade inferior a 5 anos e na recuperação fecal de Campylobacter jejuni.
Em 2005, obteve livre-docência em Pediatria pela FMUSP, quando realizou estudos sobre as condições de saúde das crianças de 5 a 9 anos, residentes do distrito do Butantã em São Paulo.
Seu primeiro trabalho na área educacional da saúde ocorreu em 1986, quando ministrava aulas nos cursos de graduação da FMUSP, tarefa que mantém até os dias atuais, tornando-se chefe de várias disciplinas da graduação e atuando na reformulação do curriculum da Faculdade de Medicina da USP em 2017. Atualmente, atua como professora associada em graduação e pós graduação do departamento de Pediatria da FMUSP[2], além de ser coordenadora da disciplina de Pediatria Preventiva e Social, na mesma instituição de ensino.