Alfredo Behrens

Professor de Liderança Transcultural da FIA Business School, em São Paulo.

Alfredo Behrens é economista com um Ph.D. da Universidade de Cambridge. Suas opiniões geralmente aparecem no âmbito da Harvard Business Review, do Financial Times e de vários veículos de Buenos Aires ao México e de Santiago do Chile a Nova Deli. Em parte devido ao conhecimento e à convicção professados, e em parte pela comunicação, Alfredo Behrens foi distinguido como um dos melhores comunicadores em instituições como a London Business School, o Banco Mundial, Insper e MBAs da FIA, São Paulo . Sua personalidade carismática e seu conhecimento o tornam ideal para fazer perguntas poderosas ao moderar oficinas como a última que ele moderou: Puratos RICS LATAM – de 28 a 30 de agosto de 2017. Alfredo Behrens deu mais de 500 palestras em mais de 30 países; de palestras para 1000 executivos em Nova Deli, convidados pela NHDRI, para webinars para 400 executivos, contratados por Recursos Humanos da CLC, ou palestras para 30 gerentes seniores no treinamento de liderança da TimeWarner para as Américas, ou oficinas como para Diretores para as Américas do Volskwagen Bank ou as empresas farmacêuticas GSK, Sanofi, a empresa de mineração Votorantim ou a química Bayer. Dr. Behrens colabora com acadêmicos na Índia, Europa, Argentina e EUA no desenvolvimento de estudos na área de Liderança Organizacional. Em 2018, ele publicou os Diálogos de Gaucho sobre Liderança e Gestão, livro da Anthem Press, lançado em Canning House, Londres. Em 2009, ele publicou o livro Cultura e Gestão nas Américas, pela Stanford University Press. Ele também colaborou com capítulos em livros como The Routledge Companion to Cross-Cultural Management (2015) ou Multinationals in Latin America, Palgrave (2015), entre outros. Além disso, tem mais de 30 artigos publicados em revistas científicas. Ele foi pesquisador não residente no Centro de Mercados Novos e Emergentes da London Business School, onde realizou trabalhos que resultaram na publicação de The Software Industry in Emerging Markets: Origins and Dynamics pela editora Elgar em 2005. O professor Behrens gosta de trabalho dos alunos para se envolver nas grandes questões: para o que as pessoas trabalham? Quão importante é o reconhecimento por quem? Como pagar o esforço individual gasto em grupos? Qual é o estilo preferido do líder no Brasil e na América Latina? Quais são os melhores mercados para entrar com quais produtos e como? Alfredo Behrens foi homenageado com os prêmios do Banco Boa Vista; McNamara pelo Banco Mundial; Hewlett pela Fundação William e Flora Hewlett; da Sociedade Brasileira de Meteorologia; com Jean Monet pela European University, Fiesole, Itália; e foi nomeado o melhor professor de cursos de MBA na FIA por seis anos seguidos.